Aqui o Amapá é o destaque

Itaubal do Piririm

Itaubal dista 90 quilômetros da capital, e foi edificada sob uma elevação de terras à margem direita do rio Piririm. O topônimo vem de Itaúba, uma madeira de lei abundante no local. As primeiras notícias do município datam de 1935 quando algumas famílias de agricultores passaram a residir no local. Em 1940 chegam mais migrantes, trazendo uma imagem de São Benedito que passou a ser o padroeiro do lugar e até hoje encontra-se no altar da igreja matriz de Itaubal. Nesse mesmo ano é celebrada a primeira missa, pelo padres Felipe Blanc (MSF).
Em 1945 surge a primeira escola pública oficial. Em 1959 é instalada energia elétrica na então vila de Itaubal. Em 1988 Itaubal é declarado distrito de Macapá e, em 1º de maio de 1992, pelo decreto nº 5, é criado o município.
O município de Itaubal é servido por vias rodoviárias e fluviais. De carro pode se ter a opção de trafegar pela BR 156 e AP-060 ou pela estrada Macapá/Curiaú/Pacuí (AP-070). Internamente existem inúmeros ramais que dão acesso às viárias comunidades. O principal ramal, o que corta a área agrícola, é fundamental para o escoamento da produção e viabiliza ainda a extensão da rede de transmissão de energia hidrelétrica. A região possui importante malha fluvial, destacando-se o rio Piririm, utilizados para o tráfego de embarcações que transportam cargas e passageiros.
Projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado no município: a abertura de 25 km de estradas vicinais e conservação das estradas do Itaubal/Carmo (14km); o projeto de revenda de insumos e utensílios agropecuários e de pesca; expansão urbana na sede de Itaubal; ampliação da rede física de ensino; ampliação e melhoria da infra-estrutura de saúde; ampliação e melhoria do trapiche municipal; construção de uma estação de passageiros; extensão da linha de transmissão da usina hidrelétrica Coaracy Nunes; expansão da rede de distribuição de energia elétrica; ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água; construção de uma praça; apoio aos serviços de limpeza pública municipal; construção do estádio municipal de Itaubal; implantação do ensino profissionalizante; construção do frigorífico municipal e construção do matadouro municipal. Com todas essas obras, certamente que Itaubal vai ganhar o maior impulso de todo o tempo de sua história.


 Dados do município

 Características

 Nome oficial

 Município de Itaubal do Piririm

 Lei de criação

 Nº 5, de 1º de maio de 1992

 Limites

 Norte: Macapá
 Sul: Rio Amazonas
 Leste: Rio Amazonas
 Oeste: Macapá

 Área

 1.704 km2

 População (IBGE 2007)

 3.439 habitantes (recenseada e estimada)

 Comunidades principais

 Aracu, Bom Sucesso, Cristo Libertador, Curicaca,
 Carmo do Macacoary, Cobra Capim, Cacau, Foz do
 Macacoary, Inajá, Igarapé Fundo, Igarapé Novo, Ilha
 da Pedreira, Ipixuna Grande, Itaubal do Piririm,
 Jupati, Pau Mulato, Pescada, Puraquê, Ramal do
 Adonias, Rio Jordão, São Miguel, São Tomé do
 Macacoari e São Raimundo do Macacoari.

 Distância da Capital  90km
 Transporte  Rodoviário, fluvial
 Aeroporto  Não existe
 Clima  Tropical chuvoso
 Temperatura  Nunca inferior a 18°C
 Grupos Indígenas  Nenhum
 Atração turística  Lagoas e Igarapés para banho e pesca esportiva,
 além de cachoeiras e corredeiras

Pesquisar no site

Amapá em destaque ©2009- 2010 Todos os direitos reservados.