Aqui o Amapá é o destaque

2º BATALHÃO DA PM TEM NOVO COMANDANTE

20/02/2010 12:53

Tenente coronel Lopes assume em substituição ao tenente coronel Santos Costa Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 19, assumiu o comando do 2º Batalhão da Polícia Militar do Amapá (PMAP) Zona Norte o tenente coronel Pedro Melquiades Lima Lopes. Ele substitui o tenente coronel Francisco dos Santos Costa. O evento aconteceu no pátio do batalhão, e foi presidido pelo comandante geral da PMAP, Coronel Gastão Valente Calandrini. Oficiais militares, representantes institucionais e de conselhos segurança comunitária assim como familiares de militares assistiram o cerimonial.

Segundo o coronel Calandrini as mudanças em alguns setores fazem parte da estratégia adotada pelo plano diretor da Polícia Militar. A passagem de comando faz parte da rotina administrativa. “A dinâmica nas funções de comando de segundo e terceiro escalão são normais e necessárias, pois elas oxigenam as ações do comando e de cada comandante. Portanto, é natural que o comandante tenha o perfil de comandar. Nossa missão é a manutenção da paz e da ordem pública” , frisou Calandrini.

Ao deixar o comando do batalhão, onde esteve a frente durante 16 meses o Tenente coronel Santos Costa agradeceu ao comando da PMAP e aos militares da corporação. Ele avaliou como positivo os trabalhos executados no período de sua gestão, em parceria com vários órgãos. ”Tenho certeza da contribuição e do trabalho que realizei neste período e estou pronto para enfrentar novos desafios”, ressaltou Santos Costa.

O tenente coronel Lopes enfatizou a continuidade do trabalho realizado na instituição. Ele implantará mais projetos buscando sempre parcerias, zelando pela filosofia da Policia Comunitária, ou seja, a participação direta da comunidade para divulgar, denunciar e propor encaminhamentos para uma segurança pública mais digna para toda a sociedade,” declarou Lopes.

Atualmente a PM conta com mais de 3.180 policiais militares, dos quais, cerca de 500 são oficiais. O maior número de militares oficiais inserido nos quadros da Polícia Militar foi registrado no atual governo. No período de 2003 a 2008 foram realizados dois concursos para oficiais/PM, disponibilizando 73 vagas, com duas turmas. Somente em 2008 a Polícia Militar recebeu 43 novos oficiais e 33 alunos cadetes que ainda estão realizando Curso de Formação de Oficiais (CFO) nos Estados da Paraíba e Rio Grande Norte, com previsão de formação para o final do ano de 2010.

Voltar

Pesquisar no site

Amapá em destaque ©2009- 2010 Todos os direitos reservados.