Aqui o Amapá é o destaque

PP ASSINA LICENÇA PRÉVIA PARA CONSTRUÇÃO DE USINA

11/04/2010 12:41

PP ASSINA LICENÇA PRÉVIA PARA CONSTRUÇÃO DE USINA
Nova hidrelétrica deverá gerar 252 MW/h, suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes, com energia elétrica de qualidade

O governador Pedro Paulo Dias de Carvalho assinou na manhã desta sexta-feira, 9, a licença prévia para a construção da Usina Hidrelétrica no Rio Araguari, no município de Ferreira de Gomes. A nova hidrelétrica deverá gerar 252 MW/h, suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes, com energia elétrica de qualidade, gerada pela força das águas do rio Araguari. Um investimento superior a R$ 1 bilhão.

A licença prévia permite que o governo prepare o leilão da usina. Após o leilão, previsto para o mês de junho, a obra só poderá ser efetivamente iniciada após a licença de instalação. A área alagada será de 10 km², dedicada a formação do reservatório, considerada pequena se comparada a quantidade de energia que será produzida. A estimativa é que os trabalhos comecem a partir de primeiro de outubro.

“O documento vai permitir ao consórcio dar prosseguimento aos trabalhos para que num curto espaço de tempo realize o leilão para a escolha da empresa e assim iniciar os trabalhos, marcados para começar em primeiro de outubro”, destacou Pedro Paulo Dias de Carvalho.

A licença prévia para a construção da usina de Ferreira Gomes, no Amapá, dentro da floresta Amazônica, traz vários condicionantes, contrapartidas e medidas socioambientais. “Isso demonstra nossa preocupação com o meio ambiente, e ao mesmo tempo nosso comprometimento com o desenvolvimento do Estado do Amapá”, disse o governador.

Além do governador Pedro Paulo Dias de Carvalho, participaram da solenidade de assinatura do documento o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Dôglas Evangelista Ramos, os representantes das empresas que formam o consórcio responsável pelos estudos da obra, Antônio Augusto de Castro Santos, da Norberto Odebrechet S.A, e Antônio Carlos, da Neoenergia, o gerente Regional da Eletronorte no Amapá, Marcos Drago, entre outras autoridades.

Hidrelétrica de Ferreira Gomes
A Hidrelétrica Ferreira Gomes ficará entre a usina de Coaracy Nunes e a ponte Tancredo Neves. Os estudos para a construção da usina começaram em 2008, pelo consórcio formado pelas empresas Norberto Odebrechet e Neoenergia. A previsão é que a usina produza 252 MW/h.

“Com esse grande empreendimento o Amapá entra no grupo dos estados emergentes. Temos que transformar nossas riquezas em benefícios para a população”, disse o governador Pedro Paulo Dias de Carvalho.

Para a direção do consórcio, a usina coloca o Estado em destaque no cenário nacional e em condições de receber grandes empreendimentos. Segundo o secretário Especial de Desenvolvimento Econômico do Estado do Amapá, Antônio Carlos Farias, a usina vai colocar o Amapá como um dos poucos do país a produzir energia limpa.

Além da construção da usina no Rio Araguari, o Amapá ainda deve receber nos próximos dois anos uma extensão do linhão de Tucuruí, interligando o Amapá ao Sistema Nacional de Energia Elétrica.

Atualmente, a demanda por energia no Estado é de cerca de 200MW/h e a produção máxima instalada é pouco mais de 237 MW/h. A maior parte da energia, isto é, mais de 60%, é produzida por usinas movidas a óleo diesel, consideradas poluidoras e caras.

Por dia, são usados em média 800 mil litros de óleo para gerar energia no Estado. Com a Hidrelétrica de Ferreira Gomes, o Amapá passa a ter uma matriz energética de qualidade e ainda contribui para amenizar os problemas das mudanças climáticas.

Com a construção da usina e a possibilidade de ampliação da produção de energia da Hidrelétrica de Coaracy Nunes em mais 200MW/h, o Amapá poderá ter uma geração superior a 500 MW/h, possibilitando ao Estado um excedente de até 300 MW/h, que poderá ser exportado para outras regiões.

A construção da Usina de Ferreira Gomes vai gerar 2,5 mil empregos diretos e 7,5 mil indiretos, durante os 42 meses de trabalho, tempo previsto para a conclusão da usina.

Voltar

Pesquisar no site

Amapá em destaque ©2009- 2010 Todos os direitos reservados.